terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Copenhague

Quem liga pro aquecimento Global?

Estamos vivendo uma semana decisiva no futuro do planeta e, consequentemente das pessoas que vivem nele, ou seja, nós.

Para os que ainda não sabem (e que deveriam saber) estamos tendo uma reunião chamada de "Cúpula de Copenhague", na própria capital da Dinamarca onde representantes de diversos países estão reunidos para discutir sobre suas emissões de poluentes e as formas de reduzir qualquer tipo de forma de destruição do meio ambiente.

Resolvi escrever sobre isso porque em todos os meios de comunicação via imprensa (para os desinformados: internet, televisão, rádio, jornais, etc.) têm se falado bastante sobre isso, e acabei de ler uma notícia de que os Estados Unidos (pra variar um pouco, o tio Sam) estão se recusando a diminuir mais suas emissões de poluentes até 2020! Isso é um grande absurdo, tudo bem que a maioria dos cortes envolveria redução de produção ou grandes custos, o que para eles não seria nada bom, já que ainda estamos vivendo no meio de uma crise (causada por eles mesmos, pra variar) que trouxe consequências terríveis para a economia deles e tão logo, para a economia mundial.

O país com a maior economia do Mundo é o país que mais polui, acho isso sensacional, quero ver de que irá adiantar todo o dinheiro e poder deles se o Mundo estiver para acabar. Não que a culpa seja APENAS deles, mas se eles tem grande parte de envolvimento nisso, não seria má ideia cooperar mais com o Planeta, só para se ter ideia dos números (vi ontem em um filme que a estatística ajuda as pessoas a ficarem convencidas do que você fala): Estados Unidos e China juntos representam 40% da emissão total de carbono do Mundo! É MUITA coisa.

Esse mesmo filme que eu citei trata um pouco da questão do aquecimento global: "Fim dos Tempos", não é nenhum grande filme, apesar de ser do famoso diretor M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido), mas mostra as plantas se vingando do homem e começando por onde? Adivinhões! Quem dera acontecesse algo assim, pras pessoas tomarem conhecimento de que não cuidar do meio ambiente agora é o mesmo que ir se matando aos poucos.

Um comentário:

  1. E nesse complicado dilema dos EUA, eles estranhamente não vão aumentar a meta, já que o agora, o imediato, essa não é prioridade, e sim levantar o país da atual situação. Uma pena, a potência mundial não saber conciliar as situações, sem pensar nas gerações futuras.

    ResponderExcluir